Nesta oportu
nidade estaremos meditando na Palavra de Deus no Livro de Deuteronômio 8.2,3 que nos diz:
(V.2) E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o bque estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
(V.3) E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem
Deus já havia escolhido Israel para ser seu povo peculiar. Aquele Geração que saira do Egito havia nascido lá depois de 400 anos de escravidão.
Aquela Geração nasceu no Egito, Foi educada no Egito , viveu sob a Cultura do Egito, a religião do Egito e etc. Tudo que eles conheciam era do Egito. Eles conheciam a Deus apenas pelas histórias contadas de geração à geração, de pai para filho , porém só vieram a ter experiência real com Deus foi durante à manifestação de Deus através das pragas que assolaram o Egito.
Aquela Geração que saiu do Egito era um povo do Egito . Quando Deus os tirou do Egito os levou para o Deserto para fazer deles o seu povo. Para isso era necessário tirar deles o Egito ; Era preciso reprogramar aquele povo.
Se aquele povo saísse do Egito e entrassem no dia seguinte à Terra prometida a primeira coisa que eles com certeza fariam é fazer daquela terra um novo Egito. Com certeza levantariam os altares do Egito , os deuses do Egito e etc , pois isso era tudo o que eles conheciam.
Vemos durante a peregrinação o quanto o Egito estava enraigado no interior daquele povo. A todo momento aquele povo se lembrava do Egito : " no Egito tinha pão ", "no Egito tinha carne " , "até da cebola do Egito eles lembravam". "Não tinha porventura túmulos suficiente no Egito Moisés? ?" Quiseram voltar para o Egito.
Quando mais aquele povo vivia o Egito tanto mais Deus os fazia circular pelo Deserto pois Deus no deserto estava tirando o Egito do povo e fazendo deles o seu povo. Deus não queria na terra prometida o povo do Egito , porém só entraria na TERRA Santa o seu povo.
No deserto Deus dava ao povo nova lei , Nova Cultura, Nova fé enfim novo tudo. Deus reprogramava o povo , esqueça tudo a partir de agora é tudo diferente. Esqueça os vários deuses do Egito Eu Sou o Senhor vosso Deus o único Deus. Esqueça os ídolos do Egito não farás para ti imagens de Escultura. Era Deus transformando o povo do Egito em seu povo.
Aqueles as quais estava com o Egito enraizado no coração não entraram na Terra pois lá só entaria o povo de Deus.
"Na Páscoa Deus tirava o povo do Egito ,
No Deserto Deus tirava o Egito do povo "
Assim também Deus fez conosco , nos escolheu como seu povo , nos tirou do mundo e está nos conduzindo à Terra prometida , a Canaã Celestial. Porém santificação é o Deserto de Deus tirando de nós o mundo. Como diz Wesley :
“A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." (John Wesley).
Na Cidade Santa não entrará coisa alguma que a contamine . O imundo não passará por ela. Sem santificação ninguém verá o Senhor.
O povo saiu Egito porém era necessário que eles rompensem com todos os valores do Egito. Vivesse com valores opostos aos do Egito.
Assim à Igreja de Cristo foi tirada do mundo é precisa romper com tudo que pertence a ele.
Porém com tristeza vemos exatamente o oposto , a Igreja de hoje vive em paz com a Cultura , com os valores desse mundo de onde foram tirados: "Tiago: 4. 4. Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Todos nós somos do mundo , nascido no mundo ,criado no mundo , com os valores do mundo . Porém fomos escolhidos do mundo para ser do céu, com valores do céu para ir morar no céu.
Que possamos nos espelhar na historia do povo hebreu para não sermos como eles , obstinado de Dura cerviz e coração duro e termos o mesmo fim de muitos deles. Encerro com severa advertência das sagradas escrituras para o nossa alerta .
1 Coríntios: 10. 6. Ora, estas coisas nos foram feitas para exemplo, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. 7. Não vos torneis, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. 8. Nem nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num só dia vinte e três mil. 9. E não tentemos o Senhor, como alguns deles o tentaram, e pereceram pelas serpentes. 10. E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. 11. Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
Com fraterno abraço em Cristo
Seu conservo
Worley de Aquino Costa