domingo, 10 de janeiro de 2016

Cristo o padrão para o casamento

Efésios: 5. 22. Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23. porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 24. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. 25. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26. a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27. para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29. Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; 30. porque somos membros do seu corpo. 31. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. 32. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. 33. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Deus sempre usa a figura do casamento para ilustrar o relacionamento dele com seu povo , no antigo testamento vemos isso expresso no casamento alegórico do profeta Oseias com Gomer uma meretriz. Agora no novo testamento vemos uma tipificação de Cristo e a sua noiva a Igreja.

Sabemos que o projeto de Deus e nos tornar a semelhança de seu filho Jesus , e o casamento é a ferramenta que Deus usa para esse fim.

Entendemos então que o casamento
é uma ferramenta de santificação que Deus usa para nos moldar.

Alguns dizem que a família é uma instituição falida , os que assim pensam com certeza não conhece a familia sob a ótica de Deus.

Deverás reconhecemos que não é facil o convívio de duas tão diferente dividindo a vida.

Por isso entendo que o casamento só poderá ser triufante e bem sucedido e feliz seguinto o padrão de discorreremos a seguir.

No texto proposto acima Paulo coloca Cristo como padrão para o casamento , em seus conselhos tanto para esposa quanto para o marido.

Paulo orienta a mulher a se submeter ao marido como elas se submetem a Cristo.
Ao passo que também ordena aos maridos a amar as esposas como Cristo amou à Igreja.

Paulo coloca Cristo como referencial para o casamento.
Gostaria de refletir um pouco sobre "amar como Cristo amou " .

Como Cristo amou a Igreja ???

a)- Amou mais que a si mesmo
b)- Amou com amor sacrificial
c)- Amou ao ponto de se entregar , de morrer por ela.

Quando penso no amor de Cristo três palavras me vêem à cabeça.

1)- Amor incondicional
2) - Misericórdia
3)- Graça

Para um casamento triunfar nesse mundo caótico é preciso ser vivido esses pilares do amor de Cristo.

a)-Cristo amou à Igreja com amor sacrificial , amou mais que a sí mesmo amou ao ponto de renunciar-se , de entrgar-se . O casamento não pode ser apenas uma busca de satisfação pessoal , mas uma busca de realização do outro.
O casamento às vezes exige renúncia de mim pela felicidade do outro assim como Cristo renunciou- se pela salvação da Igreja ( Amor sacrificial ).
Se o marido ao invés de buscar sua realização buscar a realização da esposa e se a recíproca for na mesma medida teremos casamentos mais solidos.
O grande mal desse século é o egocentrismo ( cada qual pensa apenas em si e busca apenas seus próprios interesses e satisfação ). Eis à causa de tanta separação nas famílias.

b)- Cristo amou com amor incondicional , Cristo não amou pelos seus méritos , muito pelo contrário Cristo amou a Igreja apesar de seus deméritos .
A Igreja de Cristo não é e nunca foi perfeita mas Cristo a amou assim mesmo.

"Cristo não a amou porque ela é perfeita mas a amou para aperfeiçoa-lá "
"  e a si mesmo se entregou por ela, 26. a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, "

Amor incondicional é amar apesar dos deméritos do outro , é amar sem esperar nada em troca , esse é mais um ingrediente do casamento na visão de Deus.

c)- Cristo a amou com graça
( graça=favor imerecido) repito Cristo não amou a Igreja pelos seus méritos mas apesar de seus deméritos.  Se você ama seu cônjuge apenas pelas qualidades que ele possui então não existe amor incondicional e muito menos graça.

Graça é o que Cristo requer de nós . Veja sua solene advertência:

" Lucas: 6. 32. Se amardes aos que vos amam, que mérito há nisso? Pois também os pecadores amam aos que os amam. 33. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que mérito há nisso? Também os pecadores fazem o mesmo. 34. E se emprestardes àqueles de quem esperais receber, que mérito há nisso? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. 35. Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. 36. Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

"Graça é amar apesar de"

d)- Cristo amou com misericórdia
( misericórdia = não tratar como merece. Misericórdia é dar salvação a quem merece condenação ).
Cristo nos ama apesar de nossos deméritos é porque sua misericórdia não tem fim.
Cristo continua amando a Igreja mesma quando ela "pisa na bola" e olha que não são as poucas vezes que falhamos.

Marido você que quer divorciar de sua esposa pense comigo , se Cristo tivesse "abrido mão" de você todas as vezes que você falhou heim ????
Mas Cristo de trata com misericórdia não devemos fazer o mesmo????
Onde há misericórdia haverá perdão , pois como homens que somos em nossos relacionamentos sempre haverá falhas.

Amor sacrificial , Amor incondicional, Graça e misericórdia é que recebemos de Cristo , e é o que devemos ao próximo.

Cristo precisa ser o nosso molde , Paulo fez muito bem em colocar Cristo como referencial para o casamento ; Pois o próprio Cristo já havia se colocado em evidência para o seguirmos :

"Aprendei de mim ( MT 11.28)"

" Amem uns aos outros como eu amei vocês (lc 15.12 )"

" Que sejam um como nós  somos um(jo17.22 )"

" Em tudo vos dei  o exemplo "(jo 13.15)

Termino assim com uma outra palavra do Apóstolo Paulo:
" Que haja em vocês o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus "(fp2.5 )

Com fraterno Abraço em Cristo

No amor e na dependência do mestre

Seu conservo em cristo
Worley de Aquino Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário