sexta-feira, 23 de outubro de 2015

No Secreto do Pai

Vida Cristã um convite à intimidade
( Ao privado,ao secreto e ao particular)

Hoje gostaria de refletir sobre esse tema de extrema relevância para nossos dias.

             " No Secreto do Pai ”

Em uma era de mídias sociais percebemos que as pessoas sentem a necessidade de se expor o tempo todo.
O particular e o privado estão praticamente em desuso.

Desde de os primórdios que o ser humano sente a necessidade de ser visto pelo outro.

Intimidade é a palavra que deve definir nossa vida com Deus.

Recorri a alguns dicionários e achei algumas definições interresante para a palavra intimidade vejamos :

É interessante observar a definição da palavra “intimidade”, segundo o Dicionário Aurélio: “Vida íntima; vida particular”; “Que está muito dentro; Que atua no interior; Muito cordial, afetuoso; Estreitamente ligado por afeição e confiança”. Ressalta-se aqui a definição que diz que o íntimo “atua no interior”.

s.f. Caráter do que é íntimo, secreto.
Amizade íntima, relações íntimas: viver na intimidade de alguém.
Na intimidade, entre íntimos; no recesso do seu lar.

Intimidade cristã é uma chamada ao privado ao particular de Deus . Intimidade é uma chamada para dentro , para o interior e não para fora para o exterior. É uma chamada para o secreto e não para a exposição.

Cristo quando aqui viveu trouxe essa advertência sobre a vida com Deus. Ele deixa claro que Deus exige privacidade total , que vida com Deus precisa resumir entre cada indivíduo e Deus em um privado total e absoluto.

Vejamos os ensinos e advertências de Cristo sobre as práticas religiosas :

Mateus: 6. 1. Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus. 2. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 3. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; 4. para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. 5. E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 6. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará diante dos homens. 16. Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 17. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 18. para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

Nossas práticas cristãs ( como esmola , jejum , oração e etc) precisam ser feitas com o único objetivo de ser algo feito apenas para Deus no âmbito do particular , pois essas praticas são uma necessidade partícular , e deve ser feita para agradar a Deus e não para vanglória pessoal.

Mateus: 6. 5. E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 6. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará diante dos homens.

Naquele tempo o fato de os religiosos fazerem questão de orarem na praça para serem vistos , se mostrar constritados para que todos saibam que estão jejuando foi censurada pois mostrava que os mesmos eram feitos para que os religiosos fossem reconhecidos e não como uma forma de agradar ou se relacionar com  Deus.
Eram apenas uma forma de religiosidade superficial , aparente e vazia.

Fico preocupado com a religiosidade de nossos dias onde as pessoas fazem questão de ir aos montes orar e fazem questão de tirar foto para postar em suas mídias sociais. ( Diferente do próprio Cristo que orava nos montes exatamente para ficar no particular.) Alardeam seus jejuns , suas esmolas para serem reconhecidos .

Isso mostra que quanto mais distantes de Deus estamos mais precisamos de nos satisfazer com práticas religiosas.

"Quando Deus nos basta não sentimos necessidade dos aplausos e reconhecimento humano ."

“A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele fará conhecer a sua aliança.” (Salmos 25.14.)

Que possamos ser conduzido pelo Espírito Santo a toda a verdade e à santidade do culto que agrada a Deus.

Com Fraterno Abraço em Cristo
Att : Seu conservo em Cristo
Worley de Aquino Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário