Plantados na Casa de Deus
Ministrado na Pib Raposos em
06/ 10/ 15 por Marco Antônio
Texto Base :
Salmos: 92. 12. Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano. 13. Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. 14. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, 15. para proclamarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.
Foi enfatizado a comparação de duas árvores que o salmista usa para símbolo dos justos em Deus , ( o cedro do Líbano e a palmeira.
Algumas particularidades dessas árvores foram identificadas e traz grandes lições para nossas vidas Cristãs. Vejamos algumas a seguir :
1) Suas raízes : Umas das particularidades citadas são as raízes profundas dessas árvores . Fica claro a importância de se criar raízes na vida Cristã.
O cedro leva anos para crescer para cima porque a mesma cresce primeiro para baixo criando raízes profundas para depois crescer para cima e florescer. Quando suas raízes em expansão encontra uma rocha ela o abraça tornando assim essa árvore ainda mais forte e estável(Assim é o crente suas raízes abraça a rocha que é Jesus lhe tornando forte e inabalável).
Suas raízes lhe dão sustentação para crescer além de que por ser profundas essas raízes buscam água em lençóis freáticos profundos . Por isso essa árvore sobrevive bem e viçosa em ambiente quente e seco.
Jeremias: 17. 7. Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. 8. Porque é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
A palmeira suas raízes profundas lhe dão sustentação tão grande que quando vem a tempestade e ventos fortes ela enverga mas continua firme e inabalável.
Criar raízes , crescer para baixo antes de crescer para cima e frutificar. (fica a dica para aqueles que ainda novo na caminhada cristã já querem ser Pastor . É preciso primeiro criar raízes. )
2) Flexibilidade : A flexibilidade das palmeiras aliada as suas raízes profundas lhes permite enfrentar tempestade gigantescas , com ventos fortes que lhes enverga mas a palmeira permanece intacta.
3 ) A Longevidade : Essas árvores vivem muitos anos por isso o salmista disse que os Justos até na velhice darão frutos.
"Quando não se tem raize profundas somos frágeis"
Isaías: 40. 24. Na verdade, mal se tem plantado, mal se tem semeado e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, quando ele sopra sobre eles, e secam-se, e a tempestade os leva como à pragana.
"Os que são plantados na casa de Deus possuem raízes profundas , permanece inabalável diante das tempestades , e dão frutos até na velhice . Que sejamos vidas plantadas na Casa de Deus.
Soli Deo Glória.
Worley de Aquino Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário